No mercado financeiro, venda pode referir-se a um acordo entre o portador e o interessado numa ação ou título, quanto ao valor desse título.
Muitas empresas adotam ainda o que se chama de “processo de venda”. Que consiste num passo a passo para guiar a equipe de uma empresa quanto as atividades que dizem respeito as vendas.
E esse processo ajuda a otimizar os esforços dentro de uma empresa, já que guia os colaboradores em suas atividades relacionadas as vendas, tonando o processo mais simples e fazendo com que objetivos e metas propostos sejam alcançados.
Vale ainda ressaltar que a venda é um processo que pode tanto ser feito entre uma empresa e uma pessoa comum (conhecido como consumidor final), quanto entre empresas ou entre pessoas.
E esses processos são classificados em:
B2B (Business to Business): que define as transações realizadas entre empresas.
B2C (Business to Commerce): que define as transações que ocorrem entre empresa e consumidor final.
Por exemplo: uma distribuidora de autopeças que vende peças por atacado para uma empresa que trabalha com vendas de autopeça para o consumidor final. Nesse caso, a relação entre a distribuição e a empresa de autopeças seria um B2B, enquanto que a relação entre a empresa de autopeças e o consumidor final seria um B2C.
É hábito falar-se de contrato de compra e venda para fazer alusão à operação bilateral em que o vendedor entrega uma determinada coisa ao comprador, o qual, por sua vez, paga um preço pela mesma. Regra geral, esse pagamento é realizado em dinheiro, pois optando-se por outro objecto, estaríamos perante uma situação de troca (ou permuta).
A venda de produtos ou serviços constitui a base das operações das empresas. Através destas vendas, as empresas obtêm lucro. Quanto ao facto de estas serem rentáveis, irá depender de muitos factores, como a gestão de custos.
Convém destacar que se podem vender coisas materiais (como um computador ou uma bola, por exemplo) ou simbólicas (como o passe de um jogador de futebol).
Muitos acabam por confundir marketing com vendas, no entanto, apesar de andarem lado a lado, são conceitos diferentes. Uma vez que o marketing trata-se das ações que são planejadas e executadas com o intuito de gerar vendas.